0-6 Meses

Pronta para a descoberta!

Aquelas mãozinhas são tão fofas… E é uma loucura a forma como progridem rapidamente! Há apenas alguns meses o seu bebé tinha os punhos cerrados, antes de começarem a agarrar as pontas dos seus dedos. Agora, passados 4 meses, sabem como agarrar facilmente objetos, mesmo que os deixem cair. Esta é a idade de agarrar. Depois da boca, as mãos são os primeiros instrumentos que podem utilizar para se conhecerem através do tato, das carícias, do arranhar, do puxar… Até podem meter o pé na boca. É neste momento que sabe que eles já dominam o corpo na totalidade!

Espelho meu, espelho meu
Utilize o espelho para compreender até onde já foi o seu pequeno explorador na descoberta do corpo. O comportamento deles perante um espelho varia com a idade.
Aos 3 meses não se reconhecem, mas gostam de sorrir para a mamã à medida que ela fala com eles no espelho. A partir dos 6 meses, começam a suspeitar que existe uma ligação entre a presença da mamã ao seu lado e a do espelho, virando-se para olhar para cada uma delas. Quanto a eles, embora sorriam ou toquem no seu reflexo, terá que esperar até aos 18 meses para que se auto reconheçam.
Experimente! Recriem o exercício do psicólogo Michael Lewis: sentem-nos à frente de um espelho, em seguida, brinquem tocando-lhes no rosto. Pode aproveitar para dar uma pincelada de blush nas suas bochechas. Em seguida, voltem a posicioná-los em frente ao espelho e esperem. Como é que reagem? Olham com atenção para si mesmos? Tocam no espelho para retirar a marca, ou esfregam o seu próprio rosto? Podem surpreendê-la…

E agora vamos brincar!
> Dar o seu melhor. Que tal brincar a apanhar alguns animais pequenos? Testem a destreza e coordenação deles calçando-lhes meias onde, no seu interior, foram cosidos alguns animais pequenos. Como anteriormente, ele vê-os a aproximarem-se e a afastarem-se à medida que dá aos pés enquanto está deitado de costas. O seu bebé quererá apenas uma coisa, apanhá-los a todos!
> Salpico! Sirvam-se da hora do banho para os estimular com os recipientes que podem encher e despejar em cima da barriga, um peixe para mordiscar os dedos dos pés ou um termómetro-sapo engraçado para ele agarrar. A água é um grande brinquedo que faz cócegas e acalma o corpinho do seu bebé.
> Acredito que posso voar. Provoque o seu bebé agitando os bichinhos do mobile por cima da cabeça. Erguerá os braços pois adoraria agarrá-los! Porque não soltar o mobile por um momento e posicioná-lo ao alcance dele para que possam tentar agarrá-los? Quando os seus sonhos se concretizam, os bebés ficam extasiados!
> Isso faz cócegas. Ensinem-nos a antecipar o contacto com o jogo dos tentáculos que fazem cócegas! Aos poucos, aproxime as mãos da barriga ou do pescoço mexendo os dedos como se fossem tentáculos. Fazer “Brrr” quando estiver muito próximo. Repita, talvez consiga um gritinho de alegria.
> Carinha cómica. A partir dos 2 meses, o bebé adora imitar para se comunicar consigo. Vejam agora como tentam estalar e pôr a língua de fora, ou pigarrear como vocês. É muito cómico. Incentivem-nos, falem com eles e cantem-lhes canções de embalar enquanto fazem caretas.
Quer explorem o seu corpo através de brincadeiras ou simplesmente mudando de posição, rolando e virando-se, o seu bebé está sempre ansioso por descobrir coisas novas. Tirem o maior proveito e incentivem-nos. As capacidades deles melhorarão todos os dias, marcando os primeiros sinais da sua personalidade.