Cuidado diário do bebé
Saiba como cuidar diariamente a pele do seu bebé.
Muda
da Fralda
A melhor fralda é a que se muda a tempo. Por muito que as fraldas absorvam, o amoníaco da urina, a humidade e a falta de ar produzida pela fralda podem provocar irritações e causar danos à pele. Recomendamos que mudem o vosso bebé sem esperar que a fralda esteja suja porque a urina é muito mais irritante para a pele do que as fezes. É essencial lavar o vosso bebé e mantê-lo o mais seco possível. Para tal, precisarão apenas de água e sabão.
Deverão secá-lo muito bem, sem esquecer as dobras da pele para evitar fungos e erupções cutâneas. As toalhitas húmidas são muito práticas fora de casa, mas não as utilizem todos os dias sem enxaguar e secar, sobretudo se a zona estiver irritada. Neste caso, podem usar uma pomada para aliviar a irritação e a vermelhidão. Mitosyl é uma pomada que alivia e repara rapidamente as irritações: aplique-a sobre as assaduras sem espalhar.
Por outro lado, as fraldas de algodão tendem a causar menos erupções que as descartáveis, pelo que poderão pensar em usar este tipo de fraldas durante um tempo. Apesar de darem mais trabalho, ajudarão também a cuidar melhor do ambiente.
Para lavar o bebé depois de um dejeto podem usar bolas de algodão, uma toalha molhada apenas com água ou lenços de papel embebidos em loção de bebé. Se o bebé é uma menina, devem limpá-la sempre de frente para trás para evitar a transferência de patogénicos para a área vaginal. Se for um menino, recomendamos que coloquem a fralda de substituição aberta em cima do pénis enquanto o mudam, isso vai evitar que o/a molhe se fizer chichi.
Sabia que... ?
● As loções florais para crianças são desinfetantes e calmantes e são muito indicadas para a limpeza da zona genital.
● A fralda é o terceiro produto que gera mais lixo. Por cada criança utilizam-se entre 5000 e 6000 unidades. Calcula-se que por cada bebé se cortem 10 árvores e se gerem 4 toneladas de lixo. Como resposta a este problema, existem fraldas ecológicas, naturais, reutilizáveis e biodegradáveis.
Bibliografia
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Os meus primeiros 100 dias” de José Luis Romero
“Bebés-Bio” de Claire Gillman
“Beija-me muito” de Carlos González
Primeiros dentes
Os primeiros anos de uma criança são cruciais para o seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico. Antigamente pensava-se que os dentes de leite não eram muito importantes, no entanto, agora sabemos que a sua formação é vital.
Não existe um período padrão para cair o primeiro dente ao vosso filho. Alguns bebés nascem inclusivamente com um dente, enquanto outros não têm nenhum até aos 12 meses. No entanto, a dentição normalmente começa aos 6 meses para que vosso filho comece a tomar alimentos sólidos e a habituar-se à mudança na dieta. Irão aperceber- -se deste momento porque ele estará bastante irritável, a babar-se, a gengiva ficará vermelha e inchada e poderão sentir o dente a romper. Dê-lhe alguma coisa para morder ou utilize Mitosyl ® Bálsamo Primeiros Dentes – irá acalmá-lo. O bálsamo aplica-se sobre as gengivas do bebé com o objetivo de aliviar a dor, refrescar e proteger as gengivas, graças ao lactosérum, um princípio ativo de origem natural que produz um efeito calmante e refrescante.
Sabia que... ?
● Mastigar alimentos com texturas mais duras ajudará o desenvolvimento dos dentes. Sintomas como febre alta, vómitos ou diarreia nunca são causados pela dentição, pelo que nestes casos o melhor será consultar o vosso médico.
Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Os meus primeiros 100 dias” de José Luis Romero