Cuidado diário do bebé

Saiba como cuidar diariamente da pele do seu bebé.

Muda
da Fralda

A melhor fralda é a que se muda a tempo. Deve mudar o bebé regularmente, lavá-lo, enxaguando-o muito bem e secando-o ainda melhor. Não espere que a fralda se suje com cocó, sendo que a urina é muito mais irritante para a pele. Estando a zona anal mais exposta à humidade das fezes e urina, necessita de uma boa hidratação ao longo do dia. Pode, por isso, fazer mais do que uma aplicação de creme por dia.

A hidratação do bebé, após a muda da fralda, poderá ser realizada colocando o creme de hidratação em pequena quantidade (tamanho de uma ervilha) e uma camada fina, apenas na região anal (os órgãos genitais não necessitam de creme). A limpeza deve ser feita com compressas (não esterilizadas) e com água (morna). As toalhitas podem ser agressivas para peles mais sensíveis (pode usar pontualmente quando for em passeio ou a casa dos avós).

Caso o rabinho do bebé fique vermelho e irritado, deve aplicar uma pomada como a Pomada Protetora Mitosyl que promova a cicatrização e a regeneração celular.

Sabia que... ?

● A fralda é o terceiro produto que gera mais lixo. Por cada criança utilizam-se entre 5000 e 6000 unidades. Calcula-se que por cada bebé se cortem 10 árvores e se gerem 4 toneladas de lixo. Como resposta a este problema, existem fraldas ecológicas, naturais, reutilizáveis e biodegradáveis.

Bibliografia

Guia da Gravidez à Infância
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Os meus primeiros 100 dias” de José Luis Romero
“Bebés-Bio” de Claire Gillman

Primeiros dentes

Os primeiros anos de uma criança são cruciais para o seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico. Antigamente pensava-se que os dentes de leite não eram muito importantes, no entanto, agora sabemos que a sua formação é vital.

Não existe um período padrão para cair o primeiro dente dos bebés. Alguns bebés nascem inclusivamente com um dente, enquanto outros não têm nenhum até aos 12 meses. No entanto, a dentição normalmente começa aos 6 meses. Os sinais de que estes estão a chegar são, normalmente, o abocanhar do próprio punho ou dos dedos da mãe, o deixar tudo babado, as gengivas inflamadas, o chorar mais que o normal ou o acordar à noite sem razão aparente. Quando estes sinais surgirem, pode optar por usar Mitosyl R Bálsamo Primeiros Dentes para proteger as gengivas que tem um efeito calmante e refrescante e um sabor agradável. Depois dos primeiros dentes surgirem, é muito importante que lhe lave os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escova macia. Entre os 5 e os 6 anos, é altura de a criança começar a perder a dentição de leite e a substituí-la pela definitiva.

Sabia que... ?

● Mastigar alimentos com texturas mais duras ajudará o desenvolvimento dos dentes. Sintomas como febre alta, vómitos ou diarreia podem não ser causados pela dentição, pelo que nestes casos o melhor será consultar um médico.

Bibliografia

Guia da Gravidez à Infância
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Os meus primeiros 100 dias” de José Luis Romero