0-6 Meses
Um encanto!
Sabia que a maioria dos bebés que não se deslumbram com as luzes brilhantes da sala de parto, trazem os olhos bem abertos à nascença? Como se estivessem impacientes para explorar o nosso mundo… Então a pergunta é: “Será que podem ver? Será que sabe que sou a mãe?”, a resposta é sim! Claro, no início o primeiro olhar está associado ao som da sua voz. Só aos 10dias de idade é que reconhecerá o rosto da mãe e o associará à voz.
Portanto, a visão não é o seu sentido mais desenvolvido, dado que não se forma completamente no útero. E é por isto que é importante estimulá-lo após o nascimento, para ensinar a visão a focar-se. Então, o que me diz de fazer uso de brincadeiras para ajudar o bebé a desenvolver as suas capacidades visuais?
Tudo o que reluz
20 cm a 30 cm. É a distância (rosto/peito) de que o seu bebé necessita para a reconhecer e diferenciar entre expressões. Para além disso, a sua visão ainda está desfocada.
Suspender um mobile a esta distância sobre o rosto e balançá-lo ao de leve. Escolher um com diferentes objetos de cores contrastantes, como o preto e o branco. Só tem que perceber como ele olha para a sua boca, olhos ou a área entre o seu cabelo e a sua testa… Qualquer coisa que se destaque e brilhe atrairá a sua atenção!
Para o manter no seu campo de visão, o seu pequeno explorador tentará mexer os olhos. Desta forma aprenderá a coordená-los, movendo a cabeça, e fortalecerá os músculos dos olhos.
Segue-me!
Por volta dos 2 meses, logo que os olhos estejam coordenados, o bebé começará a aperceber-se dos volumes. A sua visão está a apurar, embora ainda esteja desfocada ele consegue seguir um objeto com os olhos.
Agarre num fantoche de dedo e mova-o lentamente na frente dele, depois retire-o para o lado. Se ele o tentar seguir com os olhos, já percebeu!
O que é mais surpreendente é que entre os 3 e os 6 meses, começará a antecipar para onde vai o fantoche. Se ele se contorce e sorri quando está à vista, é porque está à espera que passe à sua frente…
Agarrá-los a todos!
Tendo esperado 3 intermináveis meses para que a sua visão e capacidades motoras se desenvolvessem (sendo que ambas acontecem em simultâneo) o bebé tem um dia em cheio! A sua perceção do mundo e dos seus detalhes está a tornar-se mais clara, os olhos captam todas as cambiantes e o seu controlo sobre os braços e as mãos está a melhorar cada vez mais.
Esta é a fase do “agarrar tudo”. Mesmo que ele só possa visar de forma aproximada, nada poderia estragar o prazer das suas descobertas. Incentive o seu pequeno explorador a fazer uso das mãos, os dedos, a boca… Tanta estimulação ajudá-lo-á a desenvolver a sua coordenação óculo-manual. É importante “agarrar” porque ajuda o bebé a ver melhor. Posicione brinquedos coloridos e contrastantes ao seu redor para criar um campo a explorar. Se necessário, faça pequenos ruídos para chamar a sua atenção e convide-o a olhar para eles e a levá-los…
Algumas ideias para brincar
Dê sempre preferência a brinquedos que possam ser manipulados e explorados: carrinhos e peixes para movimentar, bolas e teclados que se iluminam, jogos e formas… Por outro lado, limite os brinquedos que emitem sons para chamar à atenção. Não se esqueça, também, de passar muito tempo ao ar livre, já que o mundo é sempre uma fonte de assombro… E ele está longe de atingir o limite do seu assombro! Finalmente, certifique-se de que o seu bebé não se sente desconfortável à luz intensa.
Quanto mais o seu bebé for iniciado ao contacto visual apropriado à sua idade, melhor serão as suas capacidades perante atividades que exijam uma observação subtil. No entanto, lembre-se que ele vai aborrecer depressa, transitando rapidamente de um objeto para outro. Lembre-se sempre de lhe dar novos objetos para segurar. Isto pode ser muito útil para captar a sua atenção quando, por exemplo, que está a ficar rabugenta no supermercado.