6-12 Meses

Sabe falar em GuGuDaDa?

Já notou como o seu bebé tenta comunicar consigo? Imitando, contorcendo-se, através de sons, estalidos com a língua, sorrisos… tentará de tudo. Porque quanto mais o fizer, mais os pais olharão para ele! Observe como, através de jogos de voz e vibrações da garganta, ele consegue chamar a sua atenção para estabelecer contacto consigo…

Despertar o seu lado tagarela
É graças ao envolvimento dos seus pais que o bebé vai naturalmente dos sons para as sílabas e em seguida, para as palavras. Com a emoção e o incentivo que desencadeiam o seu primeiro “ba-ba”, “pa-pa” e “ma-ma”, ele só quer continuar a tentar! Em primeiro lugar, porque percebe que agradará constantemente às pessoas em seu redor e em segundo lugar, porque sente que comunicar é útil.
Converse com ele e repita as palavras que ele diz, mas dê-lhes algum sentido, apontando o dedo: “Sim, eu sou a tua mamã”. O seu pequeno explorador linguístico acabará por fazer a ligação entre a sua mamã e as duas sílabas que eram tão divertidas de se pronunciar. Ele rapidamente quererá falar consigo, convidando-a a participar em exercícios vocais ininterruptos.

Perseverar!
Todos os bebés do mundo querem comunicar. Porquê? Para que possam encontrar alguma coerência e sentido ao fazê-lo. Este diálogo consigo dar-lhes-á confiança, não é inútil.
Não hesite em falar com seu pequenino, mesmo que pareça que ele não entende. Diga-lhe que chegou a hora de ir para a cama, que vai ter de esperar que o seu puré arrefeça, que vai brincar para o banho sem se esquecer de o tranquilizar “eu já venho” antes de o deixar com o seu ursinho. As palavras que ele ouve dizer encorajá-lo-ão a dar mais um passo na direção de um mundo cheio de significado.

Eu gesticulo logo existo
O bebé ainda não fala? Isso não significa que não entende. Geralmente, as palavras não chegam antes dos 18 e 24 meses. Antes disto, se todos os seus apelos não conseguem qualquer coisa inteligível, lembre-se de que pode fazer uso da linguagem gestual. Isto ajuda a desenvolver a linguagem passiva; um dos seus benefícios inexplorados.
O seu pequeno explorador utiliza o corpo para comunicar desde nascença, para expressar as suas necessidades e emoções: “não” com a cabeça, abrir a boca para provar, erguer os braços para lhe pegarem, apontar o dedo… À medida que cresce e a imita, melhorará na gestão dos seus gestos. Agora amplie o seu vocabulário gestual com linguagem gestual!
A linguagem gestual tem vindo a mostrar inúmeros benefícios nos infantários e nas famílias – faz a frustração desaparecer! O bebé pode ligar gestos às suas tentativas silábicas “ba-ba” para formular claramente os seus desejos. Dessa forma, sente que o adulto o compreende e pode responder de forma efetiva sem ficar irritado ou ser mal compreendido. Além de ser uma rampa de lançamento na aprendizagem da linguagem falada, influencia o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Quando começar a gesticular? Por volta dos 6 meses, o seu bebé está mais atento e a sua memória está mais desenvolvida. No início, pode introduzir sinais básicos e naturais de comunicação, tais como “outra vez”, “comer”, “acabar”, “ursinho” ou “cama” usando DVDs, aulas, livros ou sítios sobre o assunto. Por volta dos 8 ou 10 meses, quando controla os seus gestos, vai imitá-la ao fazendo gestos para dar sentido aos seus pedidos. Espaço para o diálogo!
O bebé tem tantas coisas para lhe dizer, permita-lhe imitar! Contudo, convide-o a expressar-se oralmente, é primordial para reforçar a sua confiança e a vontade de perseverar. E não se esqueça, se ele disser “da-da” em vez de “ma-ma”, não significa uma preferência, um é apenas mais fácil de pronunciar do que o outro!